Latino Logographico

Formação de Palavras no Latino Logográfico

por L.M.D.

Como constatei em meu tratado anterior, o sistema de escrita Latino Logográfico foi desenvolvido para ser tão simples quanto possível. Isto significa que a formação de palavras neste sistema deve obedecer regras básicas de composição, enquanto permite o mínimo de ambiguidade quanto possível. Uma forma de se alcançar este resultado é a codificação de uso dos símbolos quanto ao seu uso em afixos e conjunções gramaticais.

Existem duas áreas de atuação na gramática Românica atual onde afixos são produtivos na formação de palavras: declinação nominal e verbal. Para informar esta qualidade na palavra que queremos escrever, podemos prosseguir de duas formas: logográfica puralogográfica mista.

No sistema misto, como versado no tratado disponível aqui, a formação de declinações é muito simples – basta adicionar à raiz nominal qualquer adição gramatical que se queira inferir à palavra por meio de letras do alfabeto Latino tradicional. Também podem ser empregadas conjunções e preposições de forma alfabética para se destacar o sentido do texto.

Já no sistema denominado puro, é necessário haver regras claras para a distinção de palavras em uma frase. Como toda a escrita se dará por meio de logogramas, alguns deles terão funções restritas quanto ao seu valor gramatical. Para se entender como funciona esta distinção, podes ler o texto abaixo:

Verbos Marcadores e Preposições

Claro, a adição deliberada de caracteres empregados com o único propósito de inferir significados alegóricos ou semânticos na frase pode tornar a leitura muito convoluta para qualquer um sem treino. Por isso é de vital importância que existam acentos diacríticos com os quais a função de um logograma na palavra possa ser esclarecida.

Estes acentos não são necessários em toda e qualquer palavra, pois podemos deduzir que a maioria dos usuários do sistema logográfico acabariam habituados com as formas normais de se expressar os termos. Mas quando encontramos um termo diferente, complexo demais para se inferir o significado somente pelos símbolos empregados, é útil haver métodos de se fazer esta distinção visualmente.

Acentos Diacríticos & Formação de Palavras

Com a adição de acentos diacríticos, podemos multiplicar por 4 o número de símbolos disponíveis para se formar o repertório de palavras possíveis com o sistema Latino Logográfico. Assim, a necessidade de se empregar múltiplos símbolos para palavras relativamente simples diminui consideravelmente.

Por fim, gostaria de chamar a atenção para a capacidade do acento diacrítico ° em simbolizar o uso puramente fonético de um logograma. Não elaborei sobre este uso nos materiais postados aqui pois acredito ser mais simples e prático utilizar o sistema misto para tais propósitos. Mas posso dizer que sua forma seria semelhante ao uso de tais artifícios nos sistemas logográficos naturais, através do princípio Rebus.